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FLAUTISTAS DULCES BRASIL

                    Marina  Mafra

Natural de Belo Horizonte(MG), Brasil, iniciou sua trajetória com a Flauta Doce aos 6 anos, na Fundação de Educação Artística (FEA). Ao longo dos anos estudou também piano, flauta transversal, canto e violoncelo. Graduada em Música com habilitação em Flauta Doce pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2005). Participou de Master classes com os flautistas Natália Chahin, Marion Verbruggen, Ricardo Kanji, Gustavo de Francisco, Renata Pereira, Rotem Gilbert, António Carrilho e Davi Castelo.

 

Foi professora de flauta doce na FEA, na UEMG e no Conservatório Estadual de Música de Varginha - CEMVA. Integrante do grupo Musica Figurata, desde 2010 participa de diversos concertos com o cravista e professor Dr. Robson Bessa, incluindo concertos no 30° Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora ao lado dos músicos Rotem Gilbert, Diego Léveric, Veruschka Mainhardt e Lucas Bracher. Atualmente é mestranda em música, com especialização em Flauta de Bisel, pela ESART/IPCB, em Portugal, sob a orientação do renomado flautista António Carrilho.

                   Luciana Castillo 

Graduada de la Escola Municipal de Música de São Paulo en flauta dulce en 2019 bajo la orientación de Hélcio Muller, inició sus estudios con la profesora Suzuki Lucia Nieto y luego con Sergio Portilla en Lima. Participó de la Oficina de Música Antiga de la EMM desde su inicio con Nicolau de Figueiredo hasta 2018. Fue solista e integrante de ensambles de diversos Festivales Internacionales como el Encontro de Pesquisadores em Poética Musical y ENFLAMA en Brasil, Festival Internacional de Música Antigua en Peru, Festival de Música Antigua del Paraná y Festival de Música Barroca “Los caminos de las Estancias” en Argentina, bajo la dirección de Gabriel Garrido (Suiza-Argentina) y Paul Leenhouts (Holanda). Es Productora Ejecutiva del Festival Internacional Suzuki de Música del Perú y profesora de flauta dulce y estimulación temprana del Centro Suzuki de Campinas. Integró el Ensemble Artifex (Peru), Audi Coelum e actualmente es parte de la Orquestra Arte Barroca (Sao Paulo, Brasil).

                  Giulia Tetamantti

Nasceu em São Paulo em 1984. Formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí/SP, pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e mestre em Música - Fundamentos Teóricos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em sua dissertação, defendida em 2010 e orientada pelo Prof. Dr. Paulo Mugayar Kühl com auxílio da FAPESP, apresentou uma tradução comentada e contextualizada da Opera Intitulata Fontegara de Silvestro Ganassi dal Fontego (1492 - c.1572). Entre 2010-2013 se especializou no repertório renascentista e em consorts de flauta doce com o Prof. Dr. Pedro Sousa Silva na ESMAE, na cidade do Porto/Portugal. Desde 2008 desenvolve intensa pesquisa sobre a vida, o contexto e a obra de Silvestro Ganassi, tendo publicado artigos e participado de diversos encontros musicológicos. Na área da performance, participou de oficinas e masterclasses no Brasil, Portugal e Itália, nos quais teve aulas com Pierre Hamon, Ricardo Kanji, Robert Ehrlich, Han Tol, entre outros. Em 2005, 2006 e 2010 foi solista convidada da Orquesta de la Universidad del Norte, Asunción, Paraguay, sob direção do Maestro Diego Sanches Haase. Integrou por diversos anos o Conjunto de Música Antiga da ECA-USP, os grupos Il Dolcimelo e Ficta e os conjuntos renascentistas Consort Bassano da ECA/USP e Sesquialtera - Consort Renascentista da ESMAE.

             Daniel "Procopio" Figueiredo

Músico, artista e pesquisador, é Bacharel em Instrumento Antigo Flauta Doce pelo Instituto de Artes da Unesp, onde estudou com Cesar Villavicencio e Giulia Tettamanti. Na mesma instituição, concluiu o Mestrado em Musicologia com bolsa FAPESP e, no momento, cursa o Doutorado em Análise Musical, ambos sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Pupo Nogueira e a respeito das diminuições de Giovanni Bassano, compositor e cornetista da Renascença. Em 2020, juntamente com o flautista Alfredo Zaine, lançou [como Procópio] seu primeiro EP "A Quarentena, o Renascimento e a Peste Moderna", contendo obras de Andrea Ganassi, Thomas Morley, Orlando di Lasso, Antoine Brumel e Alvise Balbi, trabalho no qual também assina as ilustrações do encarte. Atualmente, estuda oboé barroco com Natalia Chahin no Núcleo de Música Antiga da EMESP.(Sao Paulo, Brasil).

                    Alfredo Zaine

É mestre em música pela Escola Superior de Música e Artes de Stuttgart (Alemanha), onde recebeu o Prêmio DAAD como aluno internacional de maior destaque dentro instituição, onde integrou o Ensemble Studio Alte Musik e foi tutor do Ensemble de Flautas doces. Participou de montagens de óperas e de séries de concertos como os da Filarmônica de Stuttgart, Academia de Música Antiga de Baden-Württemberg e da série Bach Vokal. Realizou concertos na Itália, Holanda, França, China, Namíbia e Vietnã. Dentre as gravações que participou, incluem o álbum Der Arme Konrad 1514 e o álbum Reformation in Württemberg, Lieder und Stimmen der Reformation ─ ambos à convite do Arquivo Estadual de Baden-Württemberg além de uma gravação das cantatas BWV 18 e 71 de Johann Sebastian Bach para a rádio SWR2, de Stuttgart. Ainda jovem, foi premiado nas categorias solo e conjunto no Concurso de Flauta doce da Fundação Magda Tagliaferro em São Paulo, além de ser selecionado como um dos músicos paulistas para o Programa Furnas Geração Musical. Foi professor de flauta doce na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, também, professor no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Hoje leciona flauta doce como professor substituto no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista — Unesp e já realizou dois Encontros Nacionais de Flauta Doce em São Paulo, nos anos de 2007 e 2012.

              Rafael Augusto da Silva

Iniciou seus estudos musicais em flauta doce no Conservatório Estadual de Uberlândia, aos dez anos de idade. Desde então tem participado em eventos diversos, como recitais, congressos, audições e concursos de música. Concluiu no ano de 2007 o curso técnico profissionalizante em flauta doce no conservatório de Uberlândia. Foi aluno na classe do professor Dominique Vasseur no conservatório regional de Lille (França), onde estudou também fagote e conquistou diploma de ‘3ème niveau’ com menções e felicitações do júri. Ao longo de percurso musical, buscou aperfeiçoamento em festivais no Brasil e exterior e é músico convidado em festivais e projetos sociais. Além de instrumentista, desenvolve intensa carreira como produtor musical, dedicando-se à organização de eventos, gravação em trilhas sonoras, cursos e concertos, com destaque para a série Concertos Barrocos na UFU, Camerata Antiga de Uberlândia e o Encontro Internacional de Performance em Flauta Doce de Uberlândia.

               Romes Jorge da Silva

Concluiu o curso técnico profissionalizante em Flauta Doce e Flauta Transversal no conservatório de Uberlândia, instituição na qual atuou como professor de ambos os instrumentos entre os anos de 2009 e 2011.
Se apresenta constantemente de festivais de música nacionais e internacionais, tendo organizado e participado de eventos em países como Bélgica, Holanda, Itália, Estados Unidos, Portugal e Uruguai. Em sua carreira artística recebeu diversas bolsas de estudo para o intercâmbio cultural, destacando-se prêmios concedidos pelo Ministério da Cultura (MINC), Secretaria de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG) e American Recorder Society (EUA).

                    Walkiria Morato

Bacharela em flauta doce pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e licenciada em música com instrumento flauta doce pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formada no curso de flauta doce na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP-SP) com o professor Alexandre Pimenta, formada no curso de flauta doce do Núcleo de Música Antiga pelos professores Alexandre Pimenta e Ricardo Kanji. Participou como flautista no Projeto Ópera na UFRGS sob orientação da professora Profa. Dra. Lúcia Carpena e na Orquestra Barroca dos alunos da Oficina de Música de Curitiba sob regência do professor Rodolfo Richter. Atualmente cursa o Mestrado em Práticas interpretativas – flauta doce na UFRGS com a professora Profa. Dra. Lúcia Carpena. Trabalhou como professora de flauta doce e musicalização infantil no Instituto Popular de Arte Educação (IPDAE) e como professora de flauta doce na Orquestra Villa-Lobos. Atualmente, atende em trabalho remoto interessados na aquisição de repertório e técnica do instrumento, desde 2019 é professora de Flauta Doce e musicalização na Escola de Música Sons Dell’Arco e professora de Artes (música) na rede Estadual de ensino de São Paulo.

            Adriano da Silva Trarbach

Flautista doce e violoncelista brasileiro, encontra-se a viver na Alemanha e a estudar flauta doce com o professor Peter Holtslag e também violoncelo com o professor Clemens Malich na Hochschule für Musik und Theater Hamburg. Intensamente dedicado também à execução de violoncelo barroco, tem aulas com o professor Gerhart Darmstadt e frequentou masterclasses com Phoebe Carrai, Jennifer Morsches, Elinor Frey e Diana Vinagre. Atualmente, é bolsista da Deutschlandstipendium e da fundação Yehudi Menuhin Live Music Now e.V. Hamburg com o Trio Air Benders. Como membro do ensemble “The Muses’ Fellows", sob a direção de Monika Mandelartz, já gravou dois CD’s. O primeiro, intitulado "So frewe dich!" e publicado em 2021 para a editora Coviello Classics, inclui obras de Thomas Selle (1599-1663) dos manuscritos de Salzwedel. O segundo, gravado em abril de 2021 e ainda a ser trabalhado, é dedicado aos "Concerti Binis Vocibus" do mesmo compositor. Iniciou em a aprendizagem de flauta doce e, mais tarde, de violoncelo através do projeto Dorcas, que apoia crianças e jovens na região metropolitana de Curitiba. No Brasil e em Portugal, frequentou masterclasses com, entre outros, Ricardo Kanji, Luis Otávio Santos, Sigiswald Kuijken e Ryo Terakado, Diego Nadra, Rodrigo Calveyra e Joana Amorim.

                   Nayara Ananda

Iniciou seus estudos de música aos 6 anos no Atelier Musical Enny Parejo, ingressando em 2004 na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde estudou Flauta Doce com o Professor Bernardo Piza; em 2011, durante três anos, estudou flauta transversal com Jean Saghaard. Em 2011 iniciou seus estudos na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp Tom Jobim), onde teve aulas com Ricardo Kanji e aulas teóricas com o violinista Luis Otavio Santos. Também participou de três edições do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora e três edições da Oficina de Música de Curitiba. Também participou e participa de Encontros de Educação Musical, Palestras/Lives, Cursos profissionalizantes na área da Musicalização Infantil e cursos de formação na Arte de Contar Histórias, pela Biblioteca Hans Christian Andersen, com as professoras e contadoras Ana Luisa Lacombe, Simone Grande, Kelly Orasi e Ivani Magalhães. Graduou-se no curso de Licenciatura em Educação Musical no Instituto de Artes da UNESP e concluiu o curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Musical, pela Faculdade Cantareira. Atualmente, faz parcerias virtuais com músicos internacionais, da Suíça e Portugal, executando e compondo músicas para a produção de vídeos para o canal.

                Aline Pause Guntzel

Apaixonada por música desde os 8 anos e cada vez mais fascinada por esse universo. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em música pela UFRGS sob e mestre em música pela Hochschule für Musik em Stuttgart (Alemanha). Me dedico ao ensino de música há 13 anos atuando como professora no Brasil e também na Alemanha com crianças, jovens e adultos incluindo ensino profissionalizante. Sou professora Suzuki certificada tendo estudado com Mary Halverson Waldo na primeira semana Suzuki Teacher Training no Brasil. No Instituto Federal do Rio Grande do Sul fui professora substituta de flauta doce e teoria musical no Curso Técnico em Instrumento Musical, bem como no Projeto Prelúdio. Atualmente sou professora na Escola de Música Tio Zequinha e na Casa da Música. Como instrumentista já realizei concertos na Europa, Uruguai e em diversos lugares pelo Brasil. Em 2015 ganhei menção honrosa com o Quarteto Brasilien Block no Open Recorder Days, concurso internacional de flauta doce realizado em Amsterdam. Em 2016 juntamente com seus três colegas do Brasilien Block Quarteto, promovi a música brasileira através de oficinas, masterclasses, concerto didático e concerto oficial na 1ª Brazilian Musik Week da International German School Vietnam em Ho Chi Minh City.

                  Claudia Schreiner

Toca flauta transversa, traverso e flauta doce. É professora de flauta doce, flauta transversa e história da música no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre, atuando no Curso Técnico em Instrumento Musical e no Projeto Prelúdio. Tem desenvolvido atividades em grupos de música de câmara e, como flautista convidada, em orquestras de Porto Alegre e região, tendo atuado como solista com Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra de Câmera da Ulbra. Tem participado de cursos, festivais e encontros, como aluna, professora, palestrante e musicista residente. Dentre eles, Oficina de Música de Curitiba, Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga de Juiz de Fora, Festival Internacional SESC de Música, Encontros Estaduais de Flautistas do Rio Grande do Sul e Festival Internacional da ABRAF. Foi flautista da Orquestra Filarmônica da PUC, da Orquestra Sinfônica da UFBA e da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, professora da ESEP/EST e professora substituta da UFBA. Graduada em música pela UFRGS e mestre em música pela UFBA.

                   Andressa Leite

Iniciou seus estudos musicais em flauta doce no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, aos nove anos de idade. Desde então tem participado de diversos eventos nacionais e internacionais de música, tendo se apresentado no Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Bélgica. Concluiu no ano de 2007 o curso técnico profissionalizante em flauta doce no Conservatório Estadual de Música de Uberlândia, no qual foi professora de Flauta Doce. Graduada em Administração de empresas pela Faculdade de Marketing e Negócios no ano de 2012 e MBA em Controladoria e Finanças pela Faculdade Pitágoras em 2018, foi integrante do Grupo Doce Harmonia por mais de oito anos, com o qual realizou diversas apresentações e espetáculos. Atua profissionalmente na área de produção e gestão financeira de projetos culturais e sociais, na qual possui mais de sete anos de experiência.

             Ana Carolina de Oliveira

Realizou seus estudos musicais em Flauta Doce no Conservatório Estadual de Uberlândia, e desde então tem participado em eventos diversos, como recitais, congressos, audições e concursos de música. Foi integrante do Grupo Doce Harmonia, por mais de dez anos com o qual realizou diversas apresentações, espetáculos e gravação de CDs, incluindo uma turnê no Uruguai. Participou de vários concursos, tendo recebidos muitos prêmios, inclusive 1°lugar e Menção Honrosa na interpretação da música barroca. Participou em de diversos eventos nacionais e internacionais de música, tendo se apresentado no Brasil, Uruguai e Portugal. Em sua trajetória foi orientada por diversos professores, dentre eles Alice Pereira Pacheco, Alexandre Zilahi, António Carrilho, Karla Dias, e outros. Atualmente atua como Assistente Administrativo na Prefeitura de Uberlândia e desenvolve atividades de produção cultural.

Clarissa de Godoy Menezes

licenciada em Educação Artística – Música (UFRGS, 2004), Especialista em Artes e Educação Física na Educação Básica (CAEF/UFRGS 2006 - 2008), Mestre em Educação (UFSM, 2014), Mestre em Música (UFBA, 2015). Iniciou seus estudos na flauta doce com o professor Bernhard Sidow no curso de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) intitulado Projeto Prelúdio. Foi Monitora da cadeira de Práticas Vocais para a Educação Musical (2005 – 2006) na UFRGS. Professora substituta de flauta doce do Curso Técnico Profissionalizante ESEP-Música (São Leopoldo/RS, 2002). Como flautista doce destaca-se sua atuação no Flautarium (UFRGS, 2002-2005), e como convidada do Quarteto de Flautas Doces “Poemas da Terra”. Ministrante das oficinas e cursos do CAEF da UFRGS (2005 – 2008) e tutora do eixo de Execução Musical do Curso de Licenciatura em Música EAD da UFRGS (2008 - 2012). Professora formadora do curso Arte na Educação Básica, oferecido pelo FORPROF da UFRGS no âmbito da RENAFOR (2012). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre (2017 - atual). Coordenadora da ação de extensão Programa Projeto Prelúdio 2019 (IFRS-PoA) e do Curso de Instrumento Musical do Projeto Prelúdio no mesmo ano. Coordenadora do NEPGS-PoA (2021 - atual). Coordenadora da Assistência Estudantil do Campus PoA (2021 - atual). Atualmente, integra o trio de flautas doces que realizou a estreia mundial da peça Três tristes tigres composto por Letícia Arnold.

Leticia Arnold

Letícia Arnold é musicista e professora de música, natural de Porto Alegre/RS - Brasil. É licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2015), especialista em Educação Musical pelo Centro Universitário Claretiano (2019) e Mestre em Música (área de concentração: Práticas Interpretativas), também pela UFRGS (2023). Seu principal instrumento é a flauta doce; atualmente, dedica-se à pesquisa com foco no repertório brasileiro escrito para flauta doce e piano nos séculos XX e XXI. Além disso, tem explorado os universos da composição e do arranjo para flauta doce em diferentes combinações instrumentais. 

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